(91) 3711-6369 ou 98212-7464 copar.odontologia@hotmail.com

O aparelho ortodôntico fixo é um dos tratamentos mais usados para correção dentária, porém, apesar de fortes o suficiente para alterar a configuração dos dentes, seus acessórios pedem cuidado especial para não se partir. O aparelho é fixado no dente através de uma cola que tem que ser resistente o suficiente para durar, mas que possa ser removida sem prejudicar o esmalte dos dentes, por isso alguns alimentos podem fazer com que ele se descole.

Além disso, o aparelho é um ótimo reduto para acúmulo de sujeiras. Como ele é composto de diversas peças, é muito mais fácil eles acumularem pedaços de comida que podem não sair se a limpeza não for minuciosa.

Por isso mesmo, o ideal é tomar alguns cuidados com a alimentação enquanto usar o aparelho ortodôntico fixo. Em geral os alimentos que se deve evitar ao se usar aparelho ortodôntico são:

Alimentos Duros: Ingredientes com consistência muito dura podem causar dificuldade de mastigação e quebrar os braquetes do aparelho.

Itens que precisam ser mordidos: Agora é fácil de entender por que morder uma maçã é contraindicado. No entanto, qualquer alimento que requeira ser mordido pode ser um perigo. Mesmo que seja um sanduíche com pão molinho. Isso acontece porque o alimento empurra os braquetes durante a mordida, e causa estragos principalmente nos dentes incisivos de baixo. O recomendado é nunca morder o alimento, e sim cortá-lo em pedaços antes de levar a boca, para deixar a mastigação com os molares, que são mais resistentes.

Chicletes e balas: Chicletes e balas são outra pegadinha alimentar para quem usa aparelho. Primeiro por sua consistência, alguns desses doces são duros, o que por si só já pode causar a quebra dos braquetes. No entanto, o açúcar presente é outro inimigo, já que ele pode se acumular e causar um ambiente perfeito para cáries. É muito comum ver pacientes com pedaços de chiclete grudados no aparelho, o que pode causar problemas e até mesmo atrasar o tratamento.

Alimentos com pedacinhos: Alimentos com pedaços muito pequenos também são uma cilada. Frutas cheias de sementinhas como o kiwi ou muito fibrosas como algumas mangas são um exemplo. As sementes e fibras podem entrar nos acessórios ou entre o fio do aparelho, o que dificulta a higienização.

Refrigerantes: Essas bebidas já trazem diversos males à saúde e são ainda mais complicadas para quem usa aparelho. Um dos motivos é o açúcar, que pode acabar se acumulando no aparelho, servindo como um ótimo alimento para as cáries.

Ao ativar o aparelho evite: por fim, é importante ter alguns cuidados com alimentação quando se ativa o aparelho. Logo que o fio é ajustado, ocorre uma pequena inflamação nos ossos que seguram as raízes dos dentes, o que deixa a boca mais dolorida. Nesses casos a dor pode permanecer por até três dias, e o ideal é pegar leve na alimentação. Consumir alimentos mais pastosos é o mais indicado para evitar as dores e ir aos poucos aumentando sua consistência, para estimular a mastigação aos poucos.

Max Muncy Jersey 
 Avery Williamson Authentic Jersey