(91) 3711-6369 ou 98212-7464 copar.odontologia@hotmail.com

A manutenção das restaurações estéticas está inserida no contexto de manutenção da saúde bucal do paciente. O controle da higiene bucal , as profilaxias periódicas, como também as reavaliações clínicas do estado das restaurações prolongam a vida útil desses trabalhos. Pequenos reparos de possíveis falhas como manchamento superficial e pequenas fraturas podem ser realizadas com facilidade pela mesma técnica adesiva usada na confecção das restaurações estéticas.

Abaixo respondemos algumas perguntas frequentes relacionadas a restaurações estéticas:

O que é faceta (laminado de porcelana)?

O laminado de porcelana é uma restauração que envolve apenas a face frontal dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do paciente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas em laboratório.

Em que situação é recomendada o uso de faceta?

A faceta laminada geralmente é recomendada por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes mal formados.

Facetas são uma novidade na Odontologia?

Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.

Qual a vantagem do tratamento com facetas?

A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

A cor das facetas se mantém?

Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração.

As facetas precisam de controle e manutenção periodicamente?

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

O que é coroa?

É o nome que se dá a uma prótese que visa substituir a coroa de um dente natural que foi prejudicada em sua estrutura e em sua beleza.

É necessário afinar (desgastar) o dente para confeccionar uma coroa?

Sim. Somente dessa maneira se obtém espaço suficiente para a confecção de uma coroa semelhante à forma e ao tamanho de um dente natural.

Quais os tipos de materiais utilizados na confecção de uma coroa?

Resina acrílica e porcelanas. Para dar maior resistência, pode-se utilizar estruturas internas de metal (ligas de ouro ou ligas alternativas).

Como a coroa é fixada ao dente?

O próprio encaixe sobre o dente desgastado já é uma forma de retenção, que será melhorada com agentes cimentantes específicos que, além de aumentarem a retenção, irão promover o vedamento.

Quanto tempo dura uma coroa?

A durabilidade dependerá, por parte do profissional, da acertada indicação, execução e escolha do material e, principalmente, por parte do paciente, através dos cuidados com a higienização e a utilização dessa prótese dentária. Não existem prazos definidos de longevidade, por esta depender de inúmeros fatores.

Fonte: Nadja Gurgel, link: http://www.nadjagurgel.com.br/2015/08/20/como-e-feita-a-manutencao-das-restauracoes-esteticas/

Fonte: Centro Orofacial, link: http://www.centroorofacial.com.br/index.php/blog/120-restauracoes-esteticas-facetas-e-coroas

Max Muncy Jersey 
 Avery Williamson Authentic Jersey