Muita gente tem medo de ir ao dentista fazer uma consulta de rotina. Mas quando se fala em tratamento de canal, esse medo se intensifica. A melhor forma de desmistificar essa técnica, que também pode ser chamada de endodontia é aprendendo mais sobre o assunto. O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

Parece complicado, mas não é! Esse tipo de tratamento é feito quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, que normalmente causa dores. Portanto, se você for ao dentista e ele disser que você precisa fazer um tratamento de canal, não assuste! Para dar mais segurança, tire algumas dúvidas comuns antes do tratamento:

Toda dor de dente pede tratamento de canal?

Não, nem toda dor de dente é tratada com endodontia, afinal existem outras causas para ela! Às vezes a dor de dente pode ser devida à cárie profunda, à sensibilidade dentária pela exposição da raiz ou até mesmo às dores provenientes da gengiva que podem ser associadas a dores de dente.

Mas a única forma de saber isso é investigando e observando a dor de dente do paciente.

O tratamento de canal dói?

A boa notícia é que o tratamento de canal não dói na hora. Entretanto, como ele é uma pequena cirurgia, pode sim causar incômodos depois. Além disso não fazer o tratamento de canal pode causar ainda mais dor no final das contas!

Em quantas sessões ele é feito?

A endodontia pode ser feita em apenas uma sessão. No entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar.

Que cuidados preciso tomar depois de cada sessão?

Não são necessários muitos cuidados após o canal, apenas evitar a mastigação em cima daquele dente afetado, para que ele fique em repouso. No entanto, é provável que o paciente faça isso mesmo que inconscientemente. Além disso, é importante manter a higiene adequada e tomar corretamente as medicações quando prescritas por seu dentista.

O que acontece se eu não fizer a endodontia?

Muito pode acontecer quando é preciso fazer o tratamento de canal, mas se foge do dentista. O dente que não é tratado endodonticamente, vira um foco de infecção no organismo do paciente, que é perigoso pois, se não tratado e eliminado, a infecção pode cair na corrente sanguínea e o paciente pode ter sérios problemas sistêmicos.

Além disso, outras complicações podem surgir. Vale lembrar que este processo pode evoluir para a formação de abscesso agudo, gerando grande edema facial. Este quadro infeccioso pode se tornar muito grave quando não se procura atendimento de urgência, podendo evoluir para angina, podendo gerar dificuldades respiratórias com possível obstrução total das vias aéreas.

Que outros tratamentos podem substituir o tratamento de canal?

Infelizmente, uma vez que existe um problema na polpa do dente, a única forma de tratá-la é através da endodontia. O único tratamento que pode substituir o canal é a remoção do dente. Porém, se um dente ainda tem como possibilidade o tratamento de canal, a extração dele é contraindicada pela dificuldade de repor esse elemento depois.

Por que pode ser preciso fazer novamente um tratamento de canal?

Ao fazer a endodontia em um dente, o mais comum é que ele esteja curado e não seja mais preciso mexer nele. Inclusive, o tratamento de canal é o procedimento com maior taxa de sucesso na odontologia. No entanto, sempre existem exceções. Quando tratamos um dente endodonticamente, nós eliminamos o nervo do dente, porém o material colocado no lugar do nervo para vedar o espaço pode sofrer contaminação e essa contaminação pode atingir o ápice da raiz. Quando isso acontece, pode formar pús na região, o que propicia o aparecimento de bactérias. E para eliminá-las, só retratando.