A limpeza realizada pelo dentista é chamada de profilaxia dentária. A profilaxia é feita com a raspagem, alisamento e polimento dos dentes. O procedimento visa remover manchas, placa bacteriana e tártaro.

Com esse cuidado é possível prevenir doenças das gengivas e também melhorar a aparência dos dentes, deixando-os limpos e brilhantes. Quando as superfícies dos dentes estão polidas é mais difícil o acúmulo de placa, e por consequência a formação de tártaro.

O tártaro e a placa bacteriana são responsáveis por doenças como gengivite, cárie e pelo mau hálito.

Se houver sangramento durante a limpeza, não significa que ocorreu um ferimento da gengiva, mas que ela está inflamada (gengivite).

Muitas pessoas deixam de usar o fio dental quando a gengiva sangra porque pensam que o fio está machucando. Mas o que acontece é que sem o uso de fio dental a placa vai-se acumulando sob a gengiva, deixando-a inflamada. Por isso ela se torna sensível e sangra facilmente.

Quando tártaro e placa são removidos e uma boa higiene diária é mantida, em um ou dois dias a gengiva para de sangrar.Se o sangramento persistir, retorne ao dentista.

Quanto mais antigo for o tártaro, mais duro e aderido ao dente ele se torna, o que dificulta a remoção. Dependendo da quantidade, podem ser necessárias várias sessões para remover totalmente o tártaro.

Consultar o dentista duas vezes por ano é o recomendável para quem tem gengivas saudáveis e um baixo índice de cáries. Quem tem doença periodontal, diabetes, alto índice de cáries, próteses e/ou aparelhos ortodônticos precisa de consultas com mais frequência. Assim, pequenos problemas podem ser detectados e tratados facilmente antes que se tornem mais graves.