(91) 3711-6369 ou 98212-7464 copar.odontologia@hotmail.com

A restauração estética consiste em reparar o dano sofrido pela estrutura dental, seja ela por cárie, fratura, desgaste, etc. Isso é feito com materiais que possuem características tão semelhantes quanto às do dente. A restauração estética é praticamente imperceptível ao olho humano. O procedimento se diferencia das restaurações convencionais por ter a capacidade de devolver ao dente o seu aspecto natural. Se você deseja saber mais continue lendo que nós tiramos todas as suas dúvidas!

Quais os materiais utilizados na troca de uma restauração metálica por uma estética?

Essa escolha depende do tamanho da restauração que será trocada. Comumente, os materiais usados são a resina ou a porcelana. Se a cavidade for pequena, a restauração poderá ser de resina composta fotopolimerizável, realizada em sessão única. Se a cavidade for extensa ou se o elemento dental estiver fragilizado é recomendada a confecção de uma restauração indireta, que pode ser de resina composta indireta ou de porcelana, estas realizadas através de etapas clínicas e laboratoriais.

Uma restauração de material na cor do dente tem a mesma durabilidade que uma restauração de amálgama?

Com o avanço das técnicas adesivas, as restaurações estéticas têm garantido retenção adequada à estrutura dental. Além de garantir a diminuição de microinfiltração na restauração, o que impede a entrada de microorganismos e fluidos salivares que poderiam comprometer sua qualidade. Dessa forma, a durabilidade delas tem sido considerada igual ou até mesmo superior às restaurações de amálgama.

Como é feita a manutenção das restaurações estéticas?

É preciso, acima de tudo, manter a saúde bucal através de uma correta higienização diária: escovação após as refeições e uso de fio dental, pelo menos uma vez ao dia. Profilaxias (limpeza) dentais semestrais ou até anuais devem ser programadas e, durante essas consultas de prevenção, a restauração é criteriosamente reavaliada e caso alguma mancha ou fratura tenha acontecido em decorrência do tempo, um pequeno reparo pode ser realizado sem prejuízo algum à restauração.

Qual a restauração estética mais atualizada e a melhor recomendada?

Existem atualmente no mercado odontológico resinas com tecnologias de nanopartículas que conferem à restauração resistência, lisura superficial e que reproduzem, com riqueza de detalhes, o policromatismo dental. A recomendação do material depende da técnica que será realizada, sendo a melhor escolha aquela que além de corrigir o problema bucal, proporciona também uma grande satisfação e sensação de bem-estar ao paciente.

Fonte: Beleza e Saúde

Max Muncy Jersey 
 Avery Williamson Authentic Jersey